terça-feira, 24 de novembro de 2015

Aula do dia 04/11/2015




O prof. Dr. Luiz Fernando iniciou a aula falando sobre a presença das imagens nos livros de literatura  e da necessidade do professor saber conduzir a análises dessas imagens para não destruir a riqueza de informações que traz uma composição artística.
Em seguida foi retomada a análise sobre a figura  1 Natureza Morta- Floris Caesz van Dijk- Holanda (1585- 1651),  através do  sentido conotativo e denotativo. O quadro é formado por utensílios frutas, alimentos  e objetos consumidos e utilizados pelo ser humano, no sentido conotativo a interpretação passa a ser cultural, a composição artística traz uma reflexão sobre a vida, mostra o tipo de alimentação consumida na época . Neste momento surgiu o  questionamento, se esta pintura fosse realizada nos dias de hoje quais os alimentos que fariam parte desta mesa.
Outras imagens foram analisadas:
Antropofagia – Tarsila do Amaral
Sound  Wave – de Jean shin
Capa da revista Veja de 18/10
Capas  de edições da revista Época  que trazem a foto da Presidente Dilma
A análise das imagens tem  o intuito de mostrar-nos quantas informações pode oferecer  um texto multimodal  para que passemos a olhar para uma imagem e atribuir sentidos  e não somente nomear os elementos presentes numa capa de revista página de blog, site, obras de arte. Para exemplificar essa questão o Prof. Dr. Luiz Fernando mostrou a análise da obra de arte Abaporu – Tarcila do Amaral que  encontrou numa pesquisa na internet, que apenas classifica os elementos presentes na obra .
Foi proposta uma atividade  que consistia em citar os sentidos denotativos e conotativos do quadro de Caribè.


 
 imagem copiada do blog do Edson

 As interpretações foram muitas,  estas são algumas que consegui registrar:
A imagem remete a cultura afro brasileira, mulher negra, pernas revela sensualidade, perfil bonito com dois triângulos, pé de bailarina, joelho, mãos e rosto estão direcionados para o bebê que é o centro das atenções.
Caribé escolheu um momento  que representa a relação da mãe com o bebê e conseguiu retratar um aspecto da nossa cultura que é brincar com crianças, o quadro representa  brincadeiras, mas se o título da obra não indicasse essa ação seria fácil deduzir  essa intenção do artista.
No sentido conotativo traz a ideia de divindade ao lembrar a Virgem Maria.  A releitura focou na mulher a força da raça fora dos ambientes hostis, momento de relaxamento.
 Álvaro  disse que é preciso ter  conhecimento sobre o estilo de pintura, enquanto a  Noberta  dizia que para fazer uma análise no sentido conotativo não é preciso ter conhecimento sobre o estilo de pintura.  A  Noberta  tem muita afinidade com o estudo da leitura de imagens e demonstra ter muito gosto pela arte, desta forma sempre compartilha um pouco do seu conhecimento e nos  apresentou um exemplo interessante de imagem que oferece muitas informações sobre uma família , como a idade, sexo, classe social que é um varal de roupas.
O Álvaro também  demonstra apreciar bastante as artes plásticas  quando comenta sobre a simplicidade das formas, o estilo moderno que não segue o academicismo e também quando justificou  o porquê de afirmar que a mulher está nua  que é através  do reflexo azul na lateral esquerda.
Quando vi a imagem da pintura lembrei  de  uma exposição sobre Caribé que visitei há poucos dias com meus alunos,  em que  a professora quando estava apresentando as informações para os alunos chamou-lhes a atenção  para algumas características da pintura de Caribé em que ele retrata cenas do cotidiano das pessoas  e principalmente sobre a ausência dos olhos, boca e nariz em todas as figuras,  o artista tinha a intenção de mostrar  que só a imagem sem as expressões faciais podem transmitir emoções,  o Prof.  Luiz Fernando acrescentou também  que a ausência desses elementos pode indicar que o povo não tem tanta identidade.   
  
A aula teve também como tema “Abordagem  sociossemiótica  para leitura de imagem”  com o objetivo  de conhecer e utilizar alguns princípios da proposta de Kress  & Van Leeuwen
Nesta proposta a análise de imagens desenvolve-se por meio de três  metafunções : representacional, interativa e composicional, para compreender melhor  esses conceitos  o prof. Dr. Luiz Fernando preparou um texto que traz um resumo de cada uma das metafunções e também exemplos de analises  sociossemióticas.
A primeira análise foi sobre o quadro de Caribé que já estava respondida  e os conceitos foram explorados com perguntas  e comentários dos alunos, em seguida  mais duas imagens foram analisadas  de acordo com essas metafunções , tivemos também análises de blogs e home pages  para  identificar as divergências que podemos encontrar entre texto e imagem presentes  nos ambientes digitais.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário