Aula do dia 07/10/2015
Esta foi a primeira aula que
tivemos após o período da greve que iniciou com uma conversa informal sobre os
conteúdos restantes para concluir a disciplina e sobre o novo calendário.
Olhar o aspecto da relação imagem/texto nos
blogs e texto coerente ou sem cessão,
estas são as principais ideias que estarão presentes nas próximas aulas, o
prof. Dr. Luiz fez uma breve apresentação sobre essas ideias e ressaltou que estudar
as relações no verbo visual é muito
importante, pois tem muita disponibilidade de imagens e ainda não sabemos
associar corretamente imagem e texto. Vivemos imersos no mundo das imagens
pelos meios de comunicação. Utilizam as
imagens somente porque tem, porque encontraram mais não sabem atribuir sentido.
O uso da imagem sempre esteve presente nos vários processos do desenvolvimento da civilização humana,
inicialmente surge a imagem e a partir
de Gutemberg a informação passou a ser propagada pelo texto verbal escrito. Assim é interessante pensar sobre a
presença da imagem no mundo contemporâneo na educação, e também, quando a imagem é manipulada perde o valor?
O prof. Luiz trouxe a reflexão sobre a reutilização do que já tem , por exemplo: remix, paródias e para
exemplificar melhor contou que, quando era criança recortava imagens
coloridas de revista para decorar a capa do caderno, algumas
pessoas achavam muito interessante e associavam
com CD, esta é uma forma de ressignificar?
Hipertexto multimodal: vive-se imerso no mundo da imagem . Como
professor como lidar com a relação imagem texto. Novos fenômenos caminham para
a ciência. A arte é uma poderosa aliada da ciência, mas como atribuir sentido e qual sentido, assim é preciso buscar razão e
sensibilidade, neste sentido entra conhecimento racional, repertório de
palavras, conhecimento de mundo, acesso a informação pela razão. Opera , rock ouve mas não precisa entender
basta ver com a emoção e não com a razão,
somos caçadores de sentido. Compreender (estratégias de produzir sentido) é
preciso, por exemplo uma pessoa que visita o museu
MASP e não consegue dar conta de entender tudo o que encontra, de
sensibilizar então resolve fotografar tudo.
Outras ideias importantes foram
levantadas, como: a gente só vê o que
estar preparado para ver. O conhecimento técnico pode ajudar na compreensão
disse a Alcilene baseada na experiência que teve. Se acostumar com os sons, com as palavras usar
a sensibilidade na literatura, essa foi uma dica importante do prof. Luiz. O professor
não ensina a leitura de imagem porque
não sabe, não aprendeu.
O professor Luiz falou da pintura realizada sobre a entrada do sítio de alguém, esta paisagem não
foi reconhecida pelo dono do sítio, ele não estava preparado para ver uma aquarela, na foto conseguiu reconhecer o cenário, mas não conseguiu perceber na pintura, no mundo dele não tem essa experiência
estética. Só ver como arte a pintura o
texto não, despertar a sensibilidade. Acúmulo ou soterramento das informações,
esta foi uma colocação do Luciano, que eu(Josineise) não entendi, mas
acompanhei a resposta do prof. Luiz que
explicou, se alguém conhece obras antigas e passa a conhecer outras o
conhecimento primeiro não vai ser soterrado pelo conhecimento posterior.
A multimodalidade lida com a
tipografia, áudio, gestos, imagens, mas esses elementos não são vistos como linguagem só o escrito, o não verbal é mutilado.
Alcilene citou o trello.com para ser questionado sobre sua definição,
pode ser classificado como ferramenta, recurso, meio, suporte, qual o modelo
teórico que diz que o trello .com é um gênero digital. O prof. Luiz esclareceu
sobre a necessidade de quando se escolhe
um determinado assunto para ser tema de pesquisa é preciso escolher uma teoria que justifique.
Teoria ou conceito que a defina como
gênero.
Nesse
sentido surgiu a necessidade de explicar diferenciar o termo conceito e teoria.
O conceito e a tentativa de definir cientificamente um fenômeno
ou aspecto, e a teoria tenta explicar determinado fenômeno que com o
tempo pode ser abandonada por outra teoria que explique melhor .
Para desenvolver uma boa pesquisa
o prof, Luiz citou alguns itens que não devem faltar: história da teoria ou conceito, ideia ,
teoria, conceito, área, autores que
definem, os mais recentes, de preferencia na área da pesquisa .
No segundo momento, formamos
grupos para discutir três questões que revisam os assuntos estudados e ficou
combinado para socializar as respostas na próxima aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário