domingo, 22 de novembro de 2015

Aula do dia 07/10/2015



Aula do dia  07/10/2015
Esta foi a primeira aula que tivemos após o período da greve que iniciou com uma conversa informal sobre os conteúdos  restantes  para concluir a disciplina  e sobre o novo calendário.
 Olhar o aspecto da relação imagem/texto nos blogs  e texto coerente ou sem cessão, estas são as principais ideias que estarão presentes nas próximas aulas, o prof. Dr. Luiz fez uma breve apresentação sobre essas ideias e ressaltou que estudar as relações  no verbo visual é muito importante, pois tem muita disponibilidade de imagens e ainda não sabemos associar corretamente imagem e texto. Vivemos imersos no mundo das imagens pelos meios de comunicação. Utilizam  as imagens somente porque tem, porque encontraram mais não sabem atribuir sentido. O uso da imagem sempre esteve presente nos vários processos  do desenvolvimento da civilização humana, inicialmente surge  a imagem e a partir de Gutemberg a informação passou a ser propagada pelo texto verbal  escrito. Assim é interessante pensar sobre a presença da imagem no mundo contemporâneo na educação,  e também, quando a imagem é  manipulada perde o valor?
O prof.  Luiz trouxe a reflexão sobre  a reutilização do que  já tem , por exemplo: remix, paródias e para exemplificar melhor  contou  que, quando era criança recortava imagens coloridas  de revista  para decorar a capa do caderno, algumas pessoas achavam muito interessante e associavam  com  CD,  esta é uma forma de ressignificar?
Hipertexto multimodal:  vive-se imerso no mundo da imagem . Como professor como lidar com a relação imagem texto. Novos fenômenos caminham para a ciência. A arte é uma poderosa aliada da ciência, mas  como atribuir  sentido e qual  sentido, assim é preciso buscar razão e sensibilidade, neste sentido entra conhecimento racional, repertório de palavras, conhecimento de mundo, acesso a informação pela razão.  Opera , rock ouve mas não precisa entender basta  ver com a emoção e não com a razão, somos caçadores de sentido. Compreender (estratégias de produzir sentido) é preciso,   por exemplo uma pessoa que visita o museu MASP  e  não consegue dar  conta de entender tudo o que encontra, de sensibilizar então resolve fotografar tudo.
Outras ideias importantes foram levantadas, como:   a gente só vê o que estar preparado para ver. O conhecimento técnico pode ajudar na compreensão disse a Alcilene baseada na experiência que teve.  Se acostumar com os sons, com as palavras usar a sensibilidade na literatura, essa foi uma dica importante do prof. Luiz. O professor não ensina a leitura de imagem  porque não sabe, não aprendeu.
 O professor  Luiz falou da pintura realizada sobre a  entrada do sítio de alguém, esta paisagem não foi reconhecida pelo dono do sítio, ele não estava  preparado para ver uma aquarela,  na foto conseguiu reconhecer  o cenário, mas não  conseguiu perceber na pintura,  no mundo dele não tem essa experiência estética. Só ver como arte a pintura  o texto não, despertar a sensibilidade. Acúmulo ou soterramento das informações, esta foi uma colocação do Luciano, que eu(Josineise) não entendi, mas acompanhei a resposta  do prof. Luiz que explicou, se alguém  conhece   obras antigas e passa a conhecer outras o conhecimento primeiro não vai ser soterrado pelo conhecimento posterior.
A multimodalidade lida com a tipografia, áudio, gestos, imagens, mas esses elementos não são vistos  como linguagem só o escrito,  o não verbal é mutilado.
 Alcilene citou o trello.com  para ser questionado sobre sua definição, pode ser classificado como ferramenta, recurso, meio, suporte, qual o modelo teórico que diz que o trello .com é um gênero digital. O prof. Luiz esclareceu sobre a necessidade de quando  se escolhe um determinado assunto para ser tema de pesquisa  é preciso escolher uma teoria que justifique. Teoria ou conceito  que a defina como gênero.
  Nesse sentido surgiu a necessidade de explicar diferenciar o termo conceito e teoria.
O conceito e a  tentativa de definir cientificamente um fenômeno ou aspecto,  e a teoria  tenta explicar determinado fenômeno que com o tempo pode ser abandonada por outra teoria que explique melhor .
Para desenvolver uma boa pesquisa o prof, Luiz citou alguns itens que não devem faltar:   história da teoria ou conceito, ideia , teoria, conceito,  área, autores que definem, os mais recentes, de preferencia na área  da pesquisa . 
No segundo momento, formamos grupos para discutir três questões que revisam os assuntos estudados e ficou combinado para socializar as respostas na próxima aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário